Mulheres Tech é um programa de alfabetização e letramento digital, com vistas à promoção do acesso das mulheres trabalhadoras domésticas ao mundo digital, desenvolvendo a autonomia e ampliando competências para interlocução e acesso à informação. Um dos objetivos do programa é promover a democratização digital possibilitando uma maior inserção destas mulheres no mercado de trabalho e a inclusão em um mundo cada vez mais dependente das ferramentas digitais. Além disso, através do uso da tecnologia digital, o projeto as incentiva a incidir nas políticas públicas que garantam seus direitos sociais e de suas comunidades.
O projeto foi iniciado pela Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos, pela Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e pela Ânima Educação e está em sua segunda edição. Em 2025, o projeto aconteceu nas unidades de Piracicaba junto a Anhembi Morumbi (sob orientação das professoras Flavia Vieira e Rosana Bucheri) e em Canoas (sob orientação da professora Victória Chaves) e Porto Alegre (sob orientação da professora Raquel Vazquez), junto a Unirriter. Em todas elas, o projeto é realizado em parceria com o Ânima HUB, sob gestão do professor e gerente da área, Felipe Frosi bem como da analista Millena Xavier.
Já a primeira edição contou com a orientação do professor Vinicius Cassol e da professora Vanessa Kopp, juntamente com o Ânima HUB, gerido à época pela professora Samara Leal e ainda com a participação da analista Millena Xavier, além do apoio dos diretores e coordenadores da Ânima, onde foi levado para mais 4 marcas do Ecossistema Ânima no Brasil: IBMR, UNIFACS, USJT e UNIFG, localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Recife, respectivamente.
As participantes do projeto têm aulas de práticas digitais, uso de ferramentas tecnológicas do dia a dia, aplicativos Laudelina e mais. As aulas são ministradas por estudantes da Ânima Educação, orientados por docentes do Ecossistema e por profissionais parceiras.
Este projeto, cujo primeira edição aconteceu em 2023 em 5 estados brasileiros, é focado no desenvolvimento da cidadania digital e na inserção de pessoas no cenário digital, a partir de uma introdução técnica que envolve:
Introdução ao mundo e ao pensamento digital;
Manuseio e utilização de ferramentas tecnológicas básicas de comunicação;
Desenvolvimento de competências a partir de ferramentas lúdicas de tecnologia.
Trabalhar as soft skills como: comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe, resolução de problemas, etc.
Trabalhar noções de direitos humanos abordando os seguintes temas: empoderamento das mulheres, desigualdades, raça e gênero.
O Mulheres Tech é uma ação conjunta do ensino superior privado, na figura da Ânima Educação, junto ao terceiro setor, a ONG Themis e a FENATRAD. Se desdobra nas unidades do Ecossistema Ânima listadas e visa deixar um legado nas ações de suas instituições, ao transformar as mulheres participantes por meio da cooperação, inovação, parceria e acesso aos direitos das mulheres e trabalhadoras domésticas do Brasil.
A Ânima, uma das mais relevantes organizações educacionais do Brasil que tem como missão transformar o país pela educação, sendo referência em práticas inovadoras de aprendizagem e gestão, respeitando a pluralidade, a valorização das pessoas e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos foi criada em 1993 por um grupo de advogadas e cientistas sociais feministas com o objetivo de enfrentar a discriminação contra mulheres no sistema de justiça. A história da THEMIS se confunde com as lutas e conquistas das mulheres brasileiras. É uma organização da sociedade civil com sede em Porto Alegre (RS/Brasil).
O Ânima Lab Hub é a rede de laboratórios de inovação e empreendedorismo de base tecnológica da Ânima Educação. Possui 67 laboratórios espalhados pelo Brasil, pelas instituições de ensino superior da Ânima, mais de 228 projetos e mais de 10300 alunos envolvidos.
Inovação nos define. Em mais de 50 anos de história a Anhembi Morumbi sempre compromete a oferecer a mais alta qualidade de ensino com a visão para antecipar as tendências do mercado e formar profissionais globais, completos.
Com infraestrutura moderna, professores experientes e uma forte conexão com o mercado de trabalho, garantimos aos alunos um caminho livre para o futuro que querem conquistar!
A UniRitter é uma das mais conceituadas e inovadoras instituições de ensino superior de Porto Alegre e Canoas. Possui mais de 60 cursos de graduação presenciais e semipresenciais, além de ofertar diversas especializações. Com 50 anos de tradição, se destaca pela qualidade da educação e por transformar seus estudantes e educadores em profissionais capacitados para se adequar e transformar as demandas da sociedade, sempre atentos às questões socioambientais e de diversidade.
Com mais de 53 anos de tradição, o IBMR é reconhecido como um dos três melhores centros universitários privados do estado do Rio de Janeiro. Uma instituição de ensino inovadora e criativa que reforça na jornada acadêmica o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade.
A São Judas, em mais de 50 anos de história, avança para que os futuros profissionais ainda em formação tenham a mesma qualidade de ensino que a faz ser considerada a universidade privada com o melhor conceito médio de graduação do Estado de São Paulo, de acordo com o componente do Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação das instituições de ensino superior, e uma das três melhores universidades privadas do Estado de São Paulo, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Há mais de 21 anos com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado, através de uma formação humanística e técnico-científica, a UNIFG oferecer a mais alta qualidade de ensino com a visão para antecipar as tendências do mercado e formar profissionais globais, completos. Com infraestrutura moderna, professores experientes e uma forte conexão com o mercado de trabalho, garantimos aos alunos um caminho livre para o futuro que querem conquistar!